sábado, 15 de maio de 2010

[Mulher ao espelho - Pablo Picasso]

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?

[Retrato - Cecília Meireles]


O correr da vida muda tudo. (ah, Rosa!) E eu mudei. Mudei de ares, mudei de olhares, mudei de pensares. Gradativamente mudo e trago nessa mudança uma bagagem de incertezas: "E se eu fosse o primeiro a voltar pra mudar o que eu fiz, quem então agora eu seria?".
A única certeza, Cecília, é a da mudança, mesmo assim triste, de olhos vazios e lábio amargo. A face? Que se faça, se desfaça e se disfrace - a imagem refletida no espelho é sempre a mesma, mas muda de sentido.

2 comentários:

  1. sabe, às vezes eu leio coisas assim (propositalmente vagas)e me pergunto no que exatamente a pessoa estava pensando ao escrever...

    vejo com simpatia o acúmulo de incertezas e o rosto que adquire novas marcas e contornos (ainda que triste).

    ResponderExcluir